setembro 07, 2015

Sobre os cuidados na gravidez

Esses dias alguém me perguntou: "Quais os cuidados que tem tomado em relação ao bebê e à doença?". É sobre isso que vamos conversar hoje. 
Quando terminei meu tratamento de quimioterapia, não continuei tomando remédios regularmente, no meu caso, não é preciso tomar nenhum em especifico (existem casos como o de CA de mama os pacientes precisam tomar). Quando eu terminei as radioterapias, só precisei passar pomadas e cremes para evitar qualquer queimadura que pudesse dar. Usei muito protetor e tomei muito líquido para evitar ressecamento da pele. Esses foram os cuidados que tomei logo após o tratamento em si.
Quando descobri que estava grávida, estava fazendo uma reeducação alimentar (eu comentei por aqui) com sucos e chás específicos para combater o câncer, então aproveitei esse embalo de sucos e verduras e continuei. Tive muito medo que precisasse de um "cuidado especial" como remédios a mais para evitar a volta do tumor, escolhi um obstetra que me da muita atenção e se envolveu muito no caso, a cada 15 dias tenho consulta com exames de sangue e sempre que é preciso ele liga pro meu oncologista para esclarecer alguma coisa sobre os exames e perguntar se precisa de mais algum.
Acho que escolhi muito bem os dois médicos que estão me cuidando e cuidando da Val, aliás ela superou todas as nossas expectativas.
Agora estamos nos preparando para o 6º mês de gestação, as vacinas estão todas sendo feitas, remédios somente para azia (que tem me dado de noite), não tenho tomado nada mais. As consultas que faço são diferentes das grávidas que conheço, elas são de 15 em 15 dias e os exames de sangue a cada mês. Minha gravidez é uma gravidez normal, não estamos correndo nenhum risco e sobre o parto, se meu pulmão esquerdo estiver de 80% à 100% tentarei parto normal, se ele continuar meia- boca vou ter que fazer cesárea, rsrsrsrs; essa foi a recomendação do oncologista, já pelo obstetra ele arrisca dizer que a nossa Val vem de parto normal, rsrsrsrs. Ela nesse período todo já está posicionada para nascer, está com o tamanho um pouco maior que o normal e está com o peso de um bebê sadio; acho que ela vem antes da data prevista mas não vou correr o risco de chutar errado, então prefiro dizer que ela vai vir a hora que "se sentir melhor".
Enfim meus amigos, to passando as informações sobre as duvidas que me chegaram, se alguém mais quiser exclarecer alguma dúvida referente a esse assunto é só perguntar, o que sei vou responder e o que eu não souber procuro as informações e passo para vocês.
Bjinhos de luz a todos!

Nenhum comentário: